Ao longo das últimas duas semanas a diretoria do SIPROVEL realizou uma série de visitas às unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, para verificar em que condições estão ocorrendo o retorno das aulas presenciais. Esta retomada iniciou no dia 3 de maio de forma gradativa, de modo que o planejamento indica o retorno total de escolas e Cmeis a partir de junho deste ano.
Nestas visitas o sindicato está conversando com os professores e professores de Educação Infantil e acompanhando como está se dando a vacinação dos profissionais de educação; o fornecimento de EPIs; o distanciamento social; os protocolos sanitários e de biossegurança; o número de alunos sendo atendidos presencialmente em cada turma e; o quadro funcional das unidades escolares. “Estas visitas iniciaram em decorrência da retomada das atividades presenciais nas unidades escolares e a preocupação do sindicato com aumento de casos da Covid-19 no município de Cascavel, da existência de casos entre os profissionais da educação e do conhecimento de crianças que estão atestando positivo para a Covid-19”. Cerca de duas semanas após o retorno de aulas presenciais em escolas da rede, Cascavel viu o número de novos casos e ocupação de leitos covid-19 crescer a passos largos. O próprio secretário de Saúde, Miroslau Bailak, emitiu um alerta no final da semana passada, afirmando que a pandemia tornava a se agravar na cidade.

Data-base
Também na última semana, a diretoria do sindicato cobrou a Administração Pública quanto ao agendamento de reunião para tratar sobre a negociação salarial de 2021, tendo em vista que o fim de maio, mês da data-base, se aproxima. O Secretário de Planejamento e Gestão se comprometeu ainda essa semana em receber os sindicatos para dialogar sobre a pauta. “Para isso, também estivemos em reunião com o Vereador Edson Souza, base do governo, para solicitar a ele uma intermediação junto ao executivo. Além disso, visitamos a Câmara de Vereadores de Cascavel onde protocolamos a pauta para todos os vereadores”, informou Vendrame.

 

ACESSE AQUI A NOTA EM PDF