História

O Siprovel (Sindicato dos Professores e Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Cascavel) surgiu na década de 1980, na época ainda como uma associação, formada por professores da Escola Municipal Malba Tahan, já extinta. Liderado pelas professoras Janilda Veiga, Leonor Gomes, Inês dos Santos, Mariluti Bregoli Bearzi e Letícia Gomes Tim, o Siprovel contou com o apoio e incentivo do professor e vereador da época Valmor Beux e o então vereador Marcos Formighieri, tendo este cedido a primeira sala com equipamentos e um veículo com motorista, para que fossem feitas as primeiras visitas nas escolas e as primeiras filiações de professores.
Foram tempos difíceis. A associação sindical não era aceita pela sociedade, nem mesmo pela maioria dos próprios professores. Houve perseguições, punições, mas também avanços e conquistas. Este período foi marcado por muitas lutas, até que a categoria profissional do magistério conquistasse seu espaço e gradativamente, direitos fossem sendo adquiridos.
Ao longo destes anos, a luta sindical garantiu a esta categoria (formada hoje por mais de 3.400 professores e professores de Educação Infantil) conquistas como a reformulação do Plano de Cargos e Salários, reposições salariais, e mais recentemente a negociação para efetivação do piso nacional do magistério, resultado de uma luta histórica de mais de 10 anos.
Além da atuação sindical, em defesa das pautas de interesse dos trabalhadores, o Siprovel oferece aos seus associados assessoria jurídica gratuita, convênios com lojas, médicos, planos de saúde, farmácias, dentistas, supermercados, entre outros.
O Siprovel também está presente nas discussões que dizem respeito à educação, através de sua ampla atuação em 12 conselhos e comissões municipais (órgãos deliberativos, consultivos e fiscalizadores de suma importância para a defesa da escola pública, dos direitos dos professores, professores de educação infantil, profissionais da educação e dos alunos).
Marcado por uma atuação democrática, o sindicato é bastante próximo à sua categoria, proximidade garantida através de líderes sindicais, que são representantes de cada uma entre todas as escolas e Cmeis da rede pública municipal. Estes participam de frequentes reuniões e eventos de formação, oferecidos pelo sindicato. O sindicato também realiza, ao longo do ano, assembleias gerais com o intuito de discutir importantes assuntos diretamente com toda a sua categoria.
Esta proximidade e união dos professores e professores de Educação Infantil da rede pode ser vista através das grandes mobilizações diante de pautas que atacam a educação e o exercício da livre docência.
Durante este anos de história foram presidentes: Letícia Gomes Tim, Luiza Rubim, Osvaldo Cosme da Silva, Valdir, Claudionor Pereira de Souza, Sylvia Vieira Barichello, Sueli Góiz da Silva, Amilton Benedito Peletti e a atual presidente Josiane Maria Vendrame.

 

Algumas Conquistas

Ao longo dos anos de lutas também tivemos conquistas de benefícios para os associados e hoje o sindicato oferece assessoria jurídica gratuita, convênios com lojas, médicos, plano de saúde UNIMED, farmácias, dentistas e supermercados. Estes grandes parceiros contribuem para a ampliação de benefícios aos filiados.

O Sindicato oferece ainda a todos os associados o Plano Assistencial PAI, que oferece descontos na rede credenciada e cobertura funeral padrão de 100%. O mesmo se estende aos familiares diante de uma contribuição mensal.

Vale lembrar que todos os direitos trabalhistas, sociais e políticos que temos hoje, foram conquistados através da organização sindical e movimentos sociais, por meio de muitas lutas.

 

 

 

Aquisições

1992 – A primeira aquisição do Siprovel foi o terreno onde está construído, doado, cessão de uso, pela Prefeitura Municipal de Cascavel, pelo então prefeito, Dr. Salazar Barreiros.
2009 – Para suprir a necessidade de locomoção, foi adquirido um carro Peugeot 0km.

Neste mesmo período foi construída uma Sede Social com 360 m², totalmente equipada para reuniões e eventos, sendo que esta pode ser locada.

Também foram adquiridas duas salas comerciais no Edifício Lince, bem centralizada e de fácil acesso, para melhor atender os associados.