Na tarde de ontem (02.05) a presidente do Siprovel, Josiane Vendrame, foi convida a fazer parte da mesa de debate sobre “A importância dos sindicatos e associações para a conquista de direitos”. O evento, organizado por vários sindicatos e associações do estado do Paraná, foi realizado na Unioeste e transmitido de forma on-line pelos canais do @sinteoeste e contou com participações nas cidades da região.

O tema do encontro dialoga com a organização e luta sindical no contexto histórico do Dia Internacional da Classe Trabalhadora (1º de maio); bem como ao Dia do Massacre (29 de abril 2015) e a luta atual por direitos.

A discussão foi mediada pelo professor da Unioeste e presidente do Sinteoeste, Alfonso Klein, que ressaltou a importância de encontros como esse entre a instituições sindicais para fortalecer e unificar a luta dos trabalhadores.

PAUTAS IMPORTANTES

As dificuldades para manter os direitos já instituídos e os inúmeros obstáculos para alcançar a ampliação e melhoria dos direitos, tanto no âmbito municipal, quanto estadual e federal foram destacadas por todos os participantes.

Ainda outra pauta preocupante apontada por todos os dirigentes sindicais foi a saúde mental dos trabalhadores, principalmente no pós-pandemia, visto que muitos passaram a acumular diversas funções.

No que tange ao funcionalismo público a presidente do sindicato, Josiane, enfatizou que muitas das categorias que não conseguem avançar na melhoria da carreira tem como centralidade a questão de gênero, pois são categorias majoritariamente compostas por mulheres, como é o caso da enfermagem e do magistério.

Questões como a falta de servidores públicos que acarretam em sobrecarga de trabalho e acumulo de funções, a falta de valorização na carreira desses profissionais, sendo que em alguns casos não há sequer a aplicação do piso salarial profissional nacional que é a referencial inicial de salário desses trabalhadores, que por sua vez ocasionam o desinteresse de ocupar essas vagas no concurso público.
A presidente do Siprovel frisou em sua fala que muitas vezes as pessoas rejeitam e tem até uma aversão aos sindicatos porque não compreendem o quão importante essas instituição são, uma vez que são os sindicatos que “fazem a luta constante em defesa dos direitos já instituídos e na tentativa de melhorar e ampliar os direitos e condições de trabalho”, destaca.

“Muito nos preocupa, como a própria base desconhece a atuação dos sindicatos na luta pelos direitos da categoria, por isso estamos realizando visitas nas unidades escolares do nosso município para instruir nossa categoria quanto as finalidades e prerrogativas do sindicato”, diz Josiane.