70% dos professores da rede municipal possuem pós-graduação

Atualmente a rede municipal de ensino conta com 3.414 professores e professores de educação infantil, destes, a maioria possui pós-graduação (2.371), e 75 possuem mestrado. Estes profissionais atendem a 10.591 alunos na Educação Infantil e mais 19.535 no Ensino Fundamental. Destes alunos, de acordo com o relatório estatístico de fevereiro e março de 2019, da Secretaria Municipal de Educação, 462 matriculados no Ensino Fundamental possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. Já na Educação Infantil, são 15 alunos que se encaixam nestas características.

A presidente do Siprovel (Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel), Josiane Vendrame, explica que a inclusão é um trabalho desenvolvido pelas redes municipal, estadual, que cumpre deliberações do próprio Conselho Nacional de Educação, do MEC (Ministério da Educação), do Conselho Municipal de Educação. Segundo ela, desde 2008 vem sendo preparada a estrutura para o atendimento das crianças que têm deficiência ou que precisam de Educação Especial. “É um atendimento diferenciado. O professor, em sala de aula, vai identificando as dificuldades do aluno. Já a Secretaria Municipal de Educação, através de uma equipe multifuncional, trabalha com avaliação e contexto. Existem alunos que vêm com o laudo médico, o que auxilia nesta avaliação e contexto”, explica.

Através deste trabalho de investigação sobre o aluno, feito através da escola e da Secretaria, o município define qual será o melhor atendimento a ser ofertado. “Alguns alunos são encaminhados para a sala de recurso multifuncional, que é organizada por tipo de deficiência. Outros precisam de apoio pedagógico em sala de aula, que é feito através do professor de apoio pedagógico. Atualmente existem mais de 2 mil professores com pós-graduação. Nos critérios da portaria que define a distribuição de turmas especifica quem pode ser professor de sala de recurso e professor de apoio pedagógico. O preconizado é que se tenha especialização em Atendimento Educacional Especializado ou Educação Especial. Hoje o município possui mais de 200 professores de apoio pedagógico”, comentou.

No dia 19 de março, a Câmara Municipal de Cascavel divulgou a informação de que um projeto de lei criando uma política de acompanhamento aos alunos com transtornos neurológicos na rede municipal de ensino será protocolado em breve. Ao falar sobre o projeto o vereador proponente expressou preocupação quanto ao preparo dos profissionais da rede para atender estes alunos. No entanto, Josiane Vendrame destaca que os profissionais estão sim preparados para receber estes alunos. “Agente avançou muito e ainda tem a avançar. Há uma preocupação em relação a estas questões que interferem na rotina em sala de aula. O professor regente não vai dar conta de 30 alunos e mais uma criança que necessita de atendimento diferenciado. Por isso criamos o professor de apoio pedagógico, que faz um trabalho diferenciado com crianças, tem hora atividade para preparar recurso, preparar atendimento. A gente percebe que há uma preocupação por parte dos professores, e até mesmo por parte do poder público, visto que há uma atuação”, assegurou.

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