Em um movimento de fortalecimento dos(as) professores(as) que iniciam sua trajetória na Rede Municipal de Educação de Cascavel, o Siprovel promoveu, nesta quarta-feira (29), a reunião “Direitos e Orientações para o Início da Carreira no Magistério”. A atividade formativa, voltada aos(às) professores(as) em estágio probatório, reuniu mais de oitenta novos(as) profissionais, evidenciando o grande interesse da categoria em compreender seus direitos e o papel do sindicato.
O evento, realizado na Sede Social da entidade, teve como objetivo central desmistificar o período de estágio probatório, apresentar a estrutura do Siprovel e fomentar a solidariedade e o sentimento de pertencimento entre os(as) docentes recém-ingressos(as).
Durante a formação, os(as) participantes receberam orientações jurídicas detalhadas sobre as regras, direitos e deveres inerentes aos três anos do estágio probatório. Materiais informativos, contendo os principais direitos da categoria, foram distribuídos, servindo como ferramenta de consulta para o dia a dia. A direção sindical também apresentou o funcionamento da entidade, seus conselhos, departamentos e canais de comunicação, posicionando o Siprovel como um aliado indispensável.
Representantes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel (IPMC) detalharam o funcionamento do regime próprio, os fluxos internos e os procedimentos para aposentadoria e outros benefícios. Houve ainda uma explanação sobre a previdência complementar oferecida pela Fundação Sanepar (FUSAN).
Reforçando a importância da organização coletiva, a presidenta do Siprovel, professora Gilsiane Quelin Peiter, destacou as conquistas históricas da categoria: “Nenhum direito das professoras e professores foi concedido de forma espontânea ou individual. Todas as nossas conquistas são fruto de organização coletiva, mobilização e luta sindical. Por essa razão, precisamos fortalecer a luta por condições dignas de trabalho e assegurar uma educação pública de qualidade”, finaliza.






