Nesta semana a direção do Siprovel reuniu-se com o Conselho de representantes das Escolas CMEI’s afim de esclarecer à categoria diversas dúvidas recebidas pelo sindicato nas últimas semanas, bem como atualizar os professores sobre as recentes tratativas com o Executivo.
REUNIÃO AMPLIADA
Uma reunião ampliada com os líderes sindicais foi realizada pelo sindicato na tarde da última quarta-feira (30.11). A direção do Siprovel aproveitou a ocasião para elucidar à categoria sobre as recentes conquistas dos professores e professores de educação infantil com a Licença para Qualificação Profissional e a Equiparação da Tabela Salarial de Educação Infantil (tabela G) aos demais professores (tabela C). Bem como esclarecer dúvidas sobre o Banco de horas de função gratificada, o Decreto da copa e outras questões apresentadas pelos professores.
Ainda neste mesmo encontro discutiu-se as minutas de portarias encaminhadas pela SEMED e foi deliberado uma comissão para levar as reinvindicações da categoria à Secretária de Educação.
REUNIÃO DA COMISSÃO COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Na data de ontem (01.12), esta comissão foi recebida pela Secretária de Educação, Marcia Baldini, que ouviu as demandas trazidas pelas professoras presentes.
Entre os pontos discutidos estão:
- Regente 1, 2 e 3: a Secretária defende que esta adequação trará benefícios para a Rede Municipal, alegando menos rotatividade e melhor vínculo com os alunos, permanecendo assim.
- Retirada do Espanhol das turmas de 1°e 2° ano: é uma decisão e não será modificado, pois a prioridade é a alfabetização de Língua Portuguesa e Matemática.
- Em relação às apostilas para estas turmas: a equipe da SEMED garantiu que não houve aquisição.
- Com relação ao tempo de duração da aula de Espanhol: a equipe afirmou que estará estudando.
- Da não necessidade do Professor cobrir a HA do PAP: será incluído o parágrafo único que permitirá dialogar com os casos específicos, ficando para cada unidade enviar ofício à SEMED com todos aqueles alunos que, na avaliação pedagógica da unidade, não poderão permanecer sem o PAP. Neste ofício pode ser incluído o último relatório do aluno (conselho de classe) e as considerações do porquê este aluno necessita do PAP. A decisão de manter o PAP às 4h será da SEMED;
- Com relação ao tempo diário da HA de 1h20min para o professor PAP: a SEMED se comprometeu a estudar outra possibilidade;
- Ficou acordado que a SEMED enviará um ofício às unidades esclarecendo que aqueles alunos que tiverem a necessidade do PAP às 4h, poderão solicitar, pois nenhum aluno será desassistido.
- A SEMED se comprometeu a realizar reuniões com as unidades que tenham PAP, para elaboração dos critérios para se garantir o atendimento das crianças que não podem ficar 1h20 sozinhas.
- Participação: ressaltamos que a participação deve ter característica coletiva, inclusive permitindo que o Diretor das unidades dialogue com seu grupo antes de tomar decisões importantes. O Diretor representa uma Comunidade Escolar, esta deve ser ouvida.
- Contribuições das unidades às minutas: a SEMED afirma que poucas unidades fizeram contribuições, no entanto, quando questionados se os apontamentos seriam incluídos, ficou claro que haverá pouca alteração. Ressaltamos que a participação também é motivada pelo aceite ou não do que a categoria indica.
- Nova reunião: ficou definido que ao final do 1° trimestre haverá nova reunião com esta Comissão, podendo acrescentar membros, para que se possa fazer a primeira avaliação das mudanças implantadas.