Na tarde desta terça-feira (22/04), foi realizada a primeira reunião da Comissão de Discussões Permanentes do Magistério, instituída para debater as demandas dos(as) professores(as) da Rede Municipal de Educação de Cascavel, com destaque para a defasagem salarial acumulada de 22,36%.
A Comissão é composta por representantes do Sindicato dos(as) Professores(as) da Rede Pública Municipal de Cascavel (Siprovel), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Finanças (Sefin). O grupo foi formalizado por meio da Portaria nº 256/2025, publicada no Diário Oficial do Município, e tem como objetivo principal promover o diálogo contínuo entre o governo municipal e os representantes da categoria docente.
O encontro marcou o início oficial dos trabalhos da Comissão e definiu que as reuniões acontecerão mensalmente na Prefeitura. Ficou acordado, ainda, que no próximo mês a administração apresentará uma proposta com os cálculos referentes ao impacto financeiro da defasagem acumulada de 22,36%, com o objetivo de cumprir o Piso Salarial Nacional do Magistério. O índice representa perdas que têm afetado diretamente os(as) professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino.
Participaram da reunião, pelo Siprovel, Gilsiane Quelin Peiter, Alytheia Regina Ross, Angela Maria da Silva, Ângela Rosinéia Peiter, Kleiton Linhares e Vânia Rocha Carbone, bem como as assessoras Andréia Lysik Viega e Amanda Gomes Folador. Representando a Secretaria de Educação, estiveram presentes Marcia Aparecida Baldini, Francisca de Carvalho Rojo, Francielle Becher Beckert e Maxsoel Schmidt. Pela Secretaria de Planejamento e Gestão, participaram Fernando Antonio Scalon, Marco Aurélio Abucarma Bernhard, Tatiana Waleska Cardozo Zaror e Valter Alves dos Santos Filho. Já pela Secretaria de Finanças, esteve presente Sonia Klann.
Com a instalação da Comissão, a expectativa é de que as reivindicações da categoria sejam tratadas de forma mais efetiva, com transparência e compromisso.