A reunião extraordinária de 2025 do Conselho Fiscal do Siprovel foi realizada nesta quarta-feira (18), com o objetivo de analisar os Relatórios Mensais de Despesas e discutir outras pautas previstas no cronograma de acompanhamento da gestão financeira do sindicato.
Durante o encontro, foram avaliadas as prestações de contas referentes aos meses de março e abril, com revisão detalhada dos balanços e investimentos realizados. A análise tem como objetivo garantir a aplicação responsável dos recursos dos(as) sindicalizados(as), reforçando o compromisso com a transparência e o controle social interno.
“Realizamos a análise das prestações de contas com atenção aos detalhes e à coerência dos dados apresentados, com o objetivo de zelar pelos recursos da categoria e manter a gestão sindical responsável e transparente”, destacou a presidenta do Conselho Fiscal, professora Indianara Maria Hilario.
O Conselho Fiscal é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, eleitos em Assembleia Geral, com mandato equivalente ao da Diretoria Administrativa. Entre suas principais atribuições estão: fiscalizar a gestão financeira e patrimonial do sindicato; analisar os balanços financeiros e patrimoniais; emitir pareceres para deliberação da Assembleia Geral e convocar membros da Diretoria, do Conselho de Representantes ou associados para esclarecimentos, sempre que necessário.
A atuação do Conselho Fiscal é parte essencial da estrutura democrática do Siprovel, garantindo que os recursos arrecadados junto à categoria sejam utilizados de forma ética, planejada e em consonância com os interesses coletivos.