Com uma aula magna do renomado pesquisador cubano Dr. Guillermo Arias Beatón, o Siprovel deu início à formação continuada “Diretrizes e Práticas Inclusivas: A Educação de Alunos com Deficiência, TEA e Altas Habilidades e/ou Superdotação”. Realizado em parceria com a Unioeste na noite da última sexta-feira (1º), o evento marcou o começo de um processo formativo de 120 horas que se estenderá até 2026.
A formação, certificada pela Unioeste, é voltada a professores(as) da Rede Municipal de Cascavel e visa a qualificação teórico-metodológica para o trabalho com estudantes com deficiência.
Referência internacional nos estudos sobre Educação Especial à luz da Psicologia Histórico-Cultural, Beatón destacou a importância de uma abordagem crítica e dialética da deficiência, em oposição a modelos medicalizantes. O professor também é responsável pela revisão da tradução para o português da obra de Lev Vygotsky sobre Defectologia, um dos principais referenciais do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel.
“A inclusão não se faz apenas com presença física na sala de aula. Ela exige planejamento coletivo, mediação qualificada e compreensão da totalidade que atravessa o processo educativo”, afirmou o pesquisador durante a aula.
A noite de abertura também foi marcada pelo lançamento oficial da obra “O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: novas contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica”. A publicação se destaca por contar com artigos científicos de autoria de professores(as) da Rede Municipal de Cascavel, que abordam temas como alfabetização, ensino de arte, pensamento algébrico, geografia crítica, entre outros, demonstrando a alta capacidade produtiva e intelectual da categoria.
Fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, a formação articula 56 horas de encontros presenciais, 48 horas de estudos e produção, e 16 horas para um Seminário Final com apresentação de práticas pedagógicas.
Para a presidenta do Siprovel, professora Gilsiane Quelin Peiter, a iniciativa é uma ação estratégica do sindicato. “Essa formação surge a pedido da categoria, a partir das necessidades reais que observamos nas visitas às Escolas e Cmeis. Nosso compromisso é oferecer subsídios concretos para que os(as) docentes possam enfrentar, de forma crítica e fundamentada, os desafios da Educação Inclusiva”, destacou.
As próximas aulas ocorrerão mensalmente, às quintas-feiras, das 18h às 22h, na sede do Siprovel, para os(as) profissionais que realizaram inscrição prévia.