A desvalorização dos professores, a falta de vagas nos Cmeis e os desafios na Educação Especial são apenas alguns dos problemas que permeiam a educação pública em Cascavel. Durante o período eleitoral, esse tema ganha ainda mais relevância.
O Siprovel (Sindicato das(os) Professoras(es) da Rede Pública Municipal de Ensino) compreende que a educação pública envolve, em alguma dimensão, toda a sociedade cascavelense. Reconhecendo a importância deste momento para a democracia, o sindicato lançou a campanha “Vote Pela Educação”, com objetivo de mobilizar os candidatos à Prefeitura para que a educação pública seja prioridade em seus planos de governo.
Após analisar detalhadamente as propostas de cada candidatura, o Siprovel estendeu o convite para assinarem a Carta-Compromisso, baseada nas pautas históricas defendidas pela categoria. Os candidatos à Prefeitura são Edgar Bueno (PSDB), Márcio Pacheco (PP), Professora Liliam (PT) e Renato Silva (PL).
Todos os candidatos e candidata se reuniram com a diretoria do sindicato, dialogando como suas propostas de governo se alinham com as demandas das professoras e professores da Rede Municipal de Educação.
Edgar Bueno (PSDB) assinou a Carta-Compromisso, mas destacou que realizará uma análise técnica e econômica dos compromissos salariais e previdenciários, levando em conta a disponibilidade orçamentária do município para a execução das propostas.
Márcio Pacheco (PP) optou por não assinar a carta, expressando discordância em dois pontos específicos: homeschooling e privatização. No entanto, o candidato afirmou que estudará os demais itens propostos, considerando uma possível inclusão no seu Plano de Governo.
Professora Liliam (PT), acompanhada de sua vice Mônica Silveira (PCdoB), assinou a Carta-Compromisso e anunciou que já incorporou os itens da categoria em seu novo Plano de Governo, demonstrando comprometimento com a valorização da educação pública e dos profissionais do magistério.
Renato Silva (PL) também assinou a Carta-Compromisso, ressaltando que pretende trabalhar em conformidade com a legislação vigente e considerando as limitações do orçamento municipal.
A seguir, apresentamos de forma sistematizada todas as propostas de cada um dos quatro candidatos e candidata, para que a população de Cascavel visualize como cada um(a) pretende lidar com os desafios e as necessidades da educação pública em Cascavel.
Edgar Bueno (PSDB) | • Atender toda a demanda por vagas nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), zerando a lista de espera.
• Construir novas Escolas Municipais. • Expandir a Educação em Tempo Integral. • Revitalizar e reformar unidades escolares de acordo com a necessidade. • Melhorar significativamente a qualidade e variedade da merenda escolar. • Ampliar o programa de formação continuada para todos os profissionais da educação, em parceria com instituições de ensino superior. • Prezar pela qualidade do ensino e superar as metas do IDEB. • Manter e ampliar o programa de distribuição gratuita de uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino, anualmente. • Aperfeiçoar o Transporte Escolar, garantindo segurança e conforto aos alunos. • Implantar o aplicativo para smartphone/celular App Minha Escola, pelo qual os pais e mães terão acesso online às informações relevantes sobre seus filhos, tais como cardápio do CMEI/Escola, avisos, rotina e atividades do dia. • Criar o Prêmio IDEB, como forma de estimular e reconhecer as unidades que alcançarem as melhores notas no exame. • Fomentar o estabelecimento de parcerias entre o Município e as escolas de educação infantil particulares, como alternativa para suprir a demanda não atendida na rede pública. |
Marcio Pacheco (PP) | • Projeto de Melhoria do IDEB
– Capacitação contínua de professores. – Parcerias com universidades e instituições de pesquisa. – Implementação de tecnologias educacionais nas escolas. • Projeto de Expansão de Escolas em Tempo Integral – Construção e ampliação de escolas. – Atividades extracurriculares (esportes, artes, tecnologia). • Projeto de Inclusão Digital – Distribuição de tablets e laptops para alunos. – Criação de laboratórios de informática. • Projeto de Melhoria do Entorno Escolar (Rota Segura/Escola Segura…) – Sinalização viária adequada e específica para áreas escolares. – Iluminação em LED reforçada nas proximidades das escolas. – Muros grafitados ou pintados com temas locais. – Redutores de velocidade e faixas de pedestres elevadas. |
Professora Liliam (PT) | • Pagamento imediato do Piso Nacional do Magistério.
• Expansão da oferta de vagas para o atendimento de toda a demanda da educação infantil até o final do mandato. • Contratação de profissionais em número suficiente e em tempo adequado para o atendimento pleno do planejamento das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. • Cumprimento integral do Plano Municipal de Educação (2015-2025) e construção de um novo com ampla participação social. • Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, com garantia de autonomia pedagógica, administrativa e financeira na gestão de Escolas e CMEIs. • Formação contínua com qualidade acadêmica, incluindo a político-burocrática de integrantes dos conselhos municipais. • Construção coletiva de uma educação para todas as pessoas, integral, inclusiva e antidiscriminatória, de superação das desigualdades e de promoção das diversidades, de religião, idade, gênero, orientação sexual, origem, raça, cor e etnia. • Fortalecimento da Educação Especial, com a garantia de maior agilidade no processo de avaliação dos estudantes com deficiência, além da disponibilização de Professor de Apoio Pedagógico (PAP) de acordo com as necessidades individuais, bem como do aumento do número de salas multifuncionais. • Fortalecimento das políticas educacionais para migrantes e imigrantes, garantindo permanência, qualidade e inclusão. • Cumprimento adequado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). • Melhoria da infraestrutura das escolas e CMEIs, incluindo a expansão e a qualidade das redes de internet. • Implementação da Lei Federal nº 14.681/2023, que instituiu a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação, com foco na saúde emocional e psíquica. • Fortalecimento da Educação do Campo, com oferta preferencial no território do campo e consideradas suas especificidades curriculares. |
Renato Silva (PL) | • Fortalecer e dar continuidade ao Programa Escola Feliz na rede Municipal de Educação, proporcionando qualidade no ensino, respeitando as fases de cada criança, reestruturando.
• Diminuir o déficit de vagas no CMEI, garantindo à população seu direito à educação infantil plena e de qualidade, por meio da construção de novos CMEIS e apoio às creches administradas por entidades filantrópicas. • Estudar ampliação dos horários de funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil, oferecendo atendimentos das 18h às 6h para famílias em que ambos os pais ou responsáveis trabalhem no período noturno, por meio de comprovantes semestrais apresentados à direção das unidades escolares. • Manter e aprimorar investimentos em materiais pedagógicos, merenda escolar com qualidade, tecnologia da informação, compra de materiais escolares e uniformes e a manutenção e ampliação dos espaços escolares. • Implantar rede estratégica de Segurança nas Escolas e CMEIs, por meio de ferramentas tecnológicas e aplicativo de celular de monitoramento e interação entre os pais, diretores e alunos com acionamento interno ao sistema de segurança pública. • Desenvolver programa permanente de manutenção, reparos e reformas de Escolas e Cmeis, com programação e periodicidade, impedindo danos estruturais e riscos à qualidade do ensino; Investir em cobertura de pátios das escolas, construção de espaços administrativos, sala dos professores, bibliotecas e coordenação, construção de mais salas para adequar atendimentos em creches, e instalação sistema de climatização 100% das salas de aula. • Modernizar as salas de aula com a implementação de ambientes imersivos utilizando realidade virtual, facilitando o aprendizado de forma interativa e cooperativa, bem como incentivar o uso planejado e pedagógico de tecnologias e mídias digitais como ferramentas complementares de ensino. • Implantar Clubes de Matemática e Alfabetização, proporcionando atividades lúdicas e práticas para os alunos e formação específica para os professores. • Desenvolver materiais didáticos e recursos pedagógicos específicos para apoiar o ensino da Matemática e Alfabetização, bem como adquirir materiais educativos que incentivem o desenvolvimento lógico, motor e cognitivo das crianças. • Buscar estratégias para trabalhar a inteligência emocional dos alunos e dos pais, melhorando a aprendizagem e as relações interpessoais. • Ampliar o Reforço Escolar nas escolas com maior número de alunos com defasagens de aprendizagem. • Fomentar o sistema contínuo de avaliação e monitoramento para medir o desempenho acadêmico dos alunos e a eficácia das práticas pedagógicas dos professores. • Fortalecer o Centro de Línguas para atender a comunidade estrangeira, oferecendo cursos de Espanhol, Inglês e Libras, tanto para pais quanto para estudantes das escolas municipais. • Ampliar o número de vagas na Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista e aprimorar estratégias para a integração e desenvolvimento de alunos com transtorno de espectro de autismo. • Fortalecer o Núcleo Psicossocial para atendimento de situações de vulnerabilidade social e abusos, oferecendo suporte psicológico e social a alunos e famílias em situação de risco. • Promover a formação continuada de gestores escolares em práticas de liderança educacional, administração escolar e gestão de recursos. • Descentralizar o atendimento da educação especial em dois núcleos regionais cada um com equipes especializadas para avaliação e suporte, incluindo Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para Educação Infantil e alunos com Altas Habilidades/Superdotação. • Implementar programa de formação continuada em parceria com universidades locais, oferecendo oficinas, palestras e workshops para professores, com foco em metodologias inovadoras de ensino da Matemática, Alfabetização e práticas pedagógicas inclusivas e tecnológicas. • Promover a atualização constante dos professores em práticas pedagógicas voltadas para a educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação especial e ensino em tempo integral. • Promover a continuidade e a ampliação do Programa de Educação em Tempo Integral com incentivo ao esporte e cultura nas atividades de contraturno com uso do Centro Iniciação ao Esporte (FMEC). • Promover a ampliação do uso de alimentos orgânicos, melhorando a variedade dos alimentos da merenda escolar. • Ampliar o programa de Robótica educacional e Criatividade nas escolas para formação de habilidades em resolução de problemas e criação de projetos, estimulando o interesse pelas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e promovendo uma educação mais dinâmica e interdisciplinar. • Ampliar o programa de educação empreendedora em ações do contra turno escolar, para formar jovens proativos, inovadores e preparados para os desafios do mercado de trabalho com habilidades empreendedoras, liderança, gestão de projetos, finanças e marketing. • Ampliar o Programa Escola Inteligente com instalação de placas fotovoltaicas melhorando a eficiência energética e implementação de tecnologia nas escolas municipais visando redução de gastos e otimização de processos. |