Conselho Fiscal do Siprovel realiza suas últimas reuniões do ano de 2024

O Conselho Fiscal do Siprovel realizou, nesta quinta-feira (5), a última reunião do ano de 2024. Desde a posse da nova gestão, em abril, o grupo se reuniu em quatro ocasiões para avaliar as finanças e os gastos do sindicato, cumprindo seu papel de assegurar a transparência e a eficiência no uso dos recursos da entidade.

De acordo com o Estatuto do Siprovel, o Conselho Fiscal é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, eleitos em Assembleia Geral. O mandato dos conselheiros é equivalente ao período da diretoria administrativa. As principais atribuições do Conselho incluem:

– Fiscalizar a gestão financeira e patrimonial do sindicato.
– Analisar o Plano Orçamentário Anual, bem como os balanços financeiros e patrimoniais.
– Submeter pareceres à aprovação da Assembleia Geral.
– Convocar membros da Diretoria Administrativa, do Conselho de Representantes de Escolas ou associados, caso necessário, para esclarecimentos sobre as contas.

Durante os encontros, o Conselho revisa detalhadamente as prestações de contas para garantir que os recursos sejam investidos de forma adequada. “Analisamos as despesas para assegurar e verificar onde está sendo investido o dinheiro do nosso sindicato. É um trabalho de muita responsabilidade, que implica fiscalização e orientação do recurso utilizado”, destacou a conselheira Ana Paula Vitali.

No início de 2025, o Conselho Fiscal fará a verificação das contas do último bimestre de 2024. Após essa análise, será realizada uma Assembleia Geral para apresentar os resultados aos filiados e filiadas, promovendo a apreciação e deliberação coletiva.

Compartilhe