Na última segunda feria (04) de abril de 2022 o SIPROVEL realizou Assembleia Geral Extraordinária, onde se deliberou e aprovou a proposta do Poder Executivo de reposição da inflação de 7,59% referente a maio de 2020 a abril de 2021 em 3 parcelas sendo a primeira para o mês de maio, a segunda em julho e a terceira em setembro de 2022. A categoria, também, aprovou a pauta de reivindicações de 2022 referente à negociação salarial com data base em 01.05.2022, bem como, pauta de condições de trabalho. A pauta de reivindicações foi aprovada, elencando pontos como repasse do índice de reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional de (33,24%) a todos os profissionais do magistério, retroativo a janeiro de 2022; reposição da inflação de maio de 2021 a abril de 2022; equiparação salarial dos professores de Educação Infantil aos demais Professores; recomposição da perda salarial de 3% referente ao ano de 2020, devido à alteração da contribuição previdenciária; revisão da tabela de progressões; condições de trabalho; entre outros. A pauta completa de reivindicações pode ser conferida aqui:
Durante a assembleia a presidente do Siprovel, Josiane Maria Vendrame, informou sobre os ofícios protocolados no decorrer do início deste ano; as reuniões realizadas com administração pública para discutir as demandas dos profissionais do magistério, destacou entre elas a questão da falta de professores, professores de e educação infantil e demais servidores nas unidades escolares; licença qualificação; licença à gestante e; assédio moral e sexual nos locais de trabalho. Josiane, ressaltou que o Prefeito Leonaldo Paranhos instituiu uma mesa permanente de negociação com reuniões mensais para dialogar sobre a reinvindicações da categoria.
Ao final da assembleia foi realizado a indicação de um representante do Segmento das entidades de trabalhadores da educação e discentes para complementar o mandato no Conselho de Alimentação Escolar (CAE), até maio de 2025 e o sorteio de brindes.
A pauta foi protocolada hoje (07) de abril e agora, aguardamos agendamento de reunião com o Poder Executivo para darmos prosseguimento as negociações salarias e de condições de trabalho, afirmou a presidente do Siprovel, Josiane.