Em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Siprovel ontem à noite (26.09) deliberou-se novamente sobre a proposta do Poder Executivo referente a concessão do percentual de 23,84% do Piso Salarial Profissional do Magistério nas tabelas iniciais da carreira dos professores e professores de educação infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel em 6 parcelas (out/nov de 2022, mar/mai/jul/set de 2023) e construção de greve.
ESCLARECIMENTOS SOBRE ASSEMBLEIA DO DIA 02.09
A presidente do Siprovel, Josiane Vendrame, iniciou a Assembleia esclarecendo o ocorrido na Assembleia online realizada no último dia 02. A direção sindical recebeu denúncias de Escolas e Cmei’s, ao averiguar se constatou que realmente, houveram problemas, principalmente com a votação: voto em duplicidade, votos de outros profissionais que não são da categoria e o número de pessoas que votaram maior do que as que assinaram a lista de presença.
A direção convocou o Conselho de Representantes de Escolas e Cmei’s e Comando de Greve para discutir a situação. Nesta reunião foi deliberado por realizar uma nova Assembleia e criar uma Comissão de Investigação para apurar o que de fato ocorreu na assembleia do dia 02/09/2022 para resguardar a instituição sindical.
Assim que a Comissão concluir os trabalhos e emitir parecer, este será divulgado e a categoria e tomará as medidas cabíveis.
Ainda, Josiane ressaltou a preocupação de se deflagrar uma greve e devido aos fatos ocorridos na assembleia do dia 02 se a mesma ser considerada ilegal. Após, os esclarecimentos foi apresentada novamente a proposta do Poder Executivo a categoria do magistério para apreciação e votação.
NOVA VOTAÇÃO APROVA PROPOSTA
A proposta foi aprovada pela maioria dos presentes na Assembleia. Sendo que, dos 474 professores credenciados, 421 votaram a favor da proposta, 42 a favor da construção de greve e 11 se abstiveram.
Agora, o Sindicato irá protocolar junto ao Poder Executivo o resultado da Assembleia e, se espera que o Prefeito Paranhos compreenda a situação e mantenha a proposição.
ESCOLHA DE REPRESENTANTES
Na assembleia, também foram escolhidos um representante dos professores e dos professores de educação infantil para a Comissão Central do Processo de Eleição de Diretores e, um representante titular e suplente dos Professores da Educação Básica Pública para o Conselho de Acompanhamento e de Controle Social do Fundeb 2023/2026 (CACS/FUNDEB).
A LUTA CONTINUA
A presidente do Siprovel finalizou a Assembleia reafirmando o comprometimento do sindicato em continuar lutando pelos direitos da categoria. “Aceitar a proposta não é perder, é melhorar nosso salário e mostrar nossa força para manter a mesa de negociação permanente e avançar nas demandas da categoria”, ressaltou Josiane.
A direção do sindicato agradece a presença das professoras, dos professores, das professoras de educação infantil e dos professores de educação infantil que estiveram participando da Assembleia, mostrando a força, a unidade e a disposição para a Luta por nossos direitos.