Siprovel aprova contraproposta ao Governo Renato Silva e reforça mobilização por valorização docente

Nesta sexta-feira (17/10), o Sindicato dos(as) Professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (Siprovel) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, reunindo professores(as) de Escolas e Cmeis. O encontro teve como objetivo avaliar as respostas do Governo Renato Silva aos itens 16 a 30 da Pauta de Reivindicações da categoria, discutidos na Comissão Permanente de Negociações do Magistério.

Após a leitura e análise dos pontos apresentados pela administração, a categoria aprovou uma contraproposta elaborada pelo Siprovel, em razão da negligência da gestão municipal frente a temas essenciais para a melhoria das condições de trabalho dos(as) professores(as). Entre os itens destacados estão demandas do Plano de Carreira e Estatuto do(a) Servidor(a)

A deliberação reafirma o compromisso da categoria com o diálogo responsável, mas também evidencia a insatisfação com a ausência de respostas efetivas por parte do governo. Além disso, a Assembleia aprovou a adesão do Siprovel aos atos convocados pelo Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Cascavel (Sismuvel), como forma de fortalecer a mobilização.

A próxima reunião entre o Siprovel e o Governo Municipal está agendada para a quinta-feira (23), ocasião em que o sindicato apresentará formalmente a contraproposta da categoria referente aos pontos respondidos pela administração.

35º Congresso Nacional da CNTE
Durante a Assembleia, foi realizada também a eleição das representantes do Siprovel que participarão do 35º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que ocorrerá de 15 a 18 de janeiro de 2026, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Com o tema “Educação, Democracia, Sustentabilidade e Soberania”, o Congresso é a principal instância deliberativa da CNTE e tem por objetivo atualizar o plano nacional de lutas da categoria, considerando a atual conjuntura política, educacional e sindical do país. Foram eleitas como delegadas titulares as professoras Amanda Fernandes da Cunha (Escola Municipal Romilda L. Wiebbelling), Gilsiane Quelin Peiter (Diretoria do Siprovel) e Vanessa Scherer Ferreira (Escola Municipal Neiva Ewald).

Siprovel alcança marco histórico de 2 mil sindicalizados(as)
A presidenta do Siprovel, professora Gilsiane Quelin Peiter, também anunciou um marco significativo na história da entidade: o sindicato superou a marca de 2 mil sindicalizados(as). Apenas nos últimos 18 meses, foram realizadas cerca de 600 novas sindicalizações.

“Quando nos unimos, nossa voz se fortalece e conseguimos transformar as demandas individuais em conquistas coletivas. O crescimento do número de sindicalizados demonstra a confiança da categoria no trabalho do Siprovel e reforça nosso compromisso em continuar lutando pela valorização da educação pública e de suas profissionais”, destacou a presidenta.

Compartilhe