Na tarde de quinta-feira (02/12/2021) a direção do Siprovel esteve no Departamento de Gestão de Pessoas do Município para questionar sobre a concessão das progressões/promoções dos professores e professores de Educação Infantil, se estas serão concedidas a partir de janeiro de 2021. A Diretora de Departamento de Recursos Humanos, Vanilse da Silva Pohl informou que todos os profissionais do magistério, bem como os demais servidores que tem progressões/promoções automáticas para serem implementadas em sua carreira, terão o benefício concedido a partir da folha de janeiro de 2022 e, que as progressões/promoções que não são automáticas como: Adicional de Jornada Integral (AJIT), Adicional de Interior, Abono Permanência e Elevação por Nível (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado) deverão ser protocolados junto à prefeitura, para posterior concessão. Sendo assim, o Siprovel orienta que todos os professores e professores de Educação Infantil que protocolaram em 2020 e 2021 suas progressões/promoções e tiveram seus pedidos indeferidos, a partir de janeiro de 2022 realizem novo protocolo para terem seus direitos concedidos e os que não protocolaram sua progressões/promoções que não são automáticas, que o façam.
Na manhã de hoje (03/12/2021), a direção do sindicato se reuniu novamente com a Secretária Municipal de Educação, Márcia Baldini, para tratar sobre a questão do reajuste de 12,84% do ano de 2020 do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do Magistério, tendo em vista que a secretária tem anunciado que este será concedido no início de 2022. A mesma colocou que há condições financeiras para a concessão do reajuste, que vem dialogando com o prefeito Paranhos para que isso se efetive e seja enviado um projeto de lei antes do término deste ano ao Legislativo para aprovação. “Essa é uma luta dos professores e professores de Educação Infantil desde 2008, realmente esperamos que o Prefeito se sensibilize e garanta o direito da categoria”, destaca a presidente do sindicato, Josiane Maria Vendrame. A diretoria do Siprovel solicitou à Secretária Márcia Baldini para que esta agende uma reunião com urgência entre o sindicato e o prefeito, para reforçar a reivindicação da categoria em relação ao PSPN. “Acreditamos que é o momento de unirmos esforços para que essa demanda histórica dos profissionais do magistério seja atendida”, avalia a presidente do sindicato.
O Siprovel ainda informa que entrou na pauta desta segunda feira (06/12/2021), na Câmara Municipal de Cascavel, em 1º turno de discussão, o Projeto de Lei nº 151 de 2021 que dispõe sobre o reajuste no vencimento dos servidores públicos municipais do Poder Executivo, a título de revisão geral anual de maio/2019 a abril/2020 de 2,46%, a partir de 1º de janeiro de 2022. A direção do Siprovel estará acompanhando a votação.