O Siprovel deu início nesta segunda-feira (02) a uma pesquisa voltada aos professores e professoras da Rede Municipal de Educação de Cascavel. Com foco em professores(as) do Ensino Fundamental e Educação Infantil, o levantamento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) e busca mapear as condições de trabalho enfrentadas por esses profissionais.
A pesquisa, que ficará aberta até o dia 17 de dezembro, pretende coletar informações sobre diversos aspectos da rotina escolar, incluindo o impacto das condições físicas das unidades, carga de trabalho, estresse, assédio, gestão democrática, infraestrutura escolar e a saúde mental dos professores e professoras.
Por que participar é importante?
O Siprovel espera que os resultados obtidos contribuam para embasar a formulação de políticas e estratégias voltadas à melhoria das condições de trabalho e de vida de toda a categoria. Esses dados também serão utilizados como referência para orientar as ações do sindicato e reforçar a luta por direitos e valorização dos docentes.
“A participação de cada professora e professor é importante para termos um panorama real das dificuldades enfrentadas no ambiente escolar e, a partir disso, construir um caminho mais justo e digno para a educação pública em nossa cidade,” reforça Gilsiane Quelin Peiter, presidenta do sindicato.
Como participar?
Os professores(as) podem acessar o formulário por meio do link divulgado nas redes sociais e enviado por e-mail nas Escolas e Cmeis. A pesquisa é totalmente anônima e leva apenas alguns minutos para ser respondida.
Essa é uma oportunidade única de contribuir com informações que podem fazer a diferença no avanço da luta sindical e na melhoria do ambiente de trabalho para toda a categoria.