Siprovel realiza troca de experiências sindicais com APP Sindicato e Sismmac

Em uma iniciativa que fortalece a organização sindical e potencializa a luta em defesa da educação pública, a diretoria do Sindicato dos(as) Professores(as) da Rede Pública Municipal de Cascavel (Siprovel) esteve, na última semana, em Curitiba para reuniões com o Sindicato dos(as) Professores(as) e Funcionários(as) de Escola do Paraná (APP Sindicato) e com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac).

A visita teve como objetivo promover um intercâmbio entre as entidades, proporcionando um espaço rico de troca de experiências, estratégias e reflexões sobre a atuação sindical, os desafios enfrentados e as conquistas obtidas na defesa dos direitos das professoras e professores.

Tecnologia e gestão jurídica: aprendizados com a APP Sindicato
Na APP Sindicato, a delegação do Siprovel foi recebida pela secretária de Assuntos Jurídicos, Marlei Fernandes de Carvalho, pelo secretário executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Valdivino Moraes, e pelo coordenador jurídico, Adenilson Zanini.

Durante o encontro, as lideranças sindicais dialogaram sobre a importância da modernização da gestão sindical, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de sistemas digitais para otimizar a tramitação de processos jurídicos, garantindo agilidade, eficiência e maior segurança no atendimento aos(às) associados(as).

Fortalecimento da base e organização interna: experiência no Sismmac
No Sismmac, o Siprovel foi recebido pela presidenta da entidade, Diana Cristina de Abreu, e pela diretora pedagógica e cultural, Michele Cristina da Costa. O diálogo girou em torno da importância da atuação direta junto à base sindical e do fortalecimento do Conselho de Representantes como uma instância fundamental para garantir a democracia interna e a representatividade.

Além disso, foram compartilhadas estratégias para aprimorar a organização institucional, destacando a relevância de manter um contato permanente com os(as) sindicalizados(as), assegurando que as ações da diretoria respondam às reais demandas da categoria.

União, troca e fortalecimento da luta sindical
As reuniões demonstraram que, mesmo com estruturas e diferentes contextos, os sindicatos se tornam mais fortes e sólidos quando constroem uma relação de confiança com os(as) sindicalizados(as) e contam com lideranças comprometidas e bem preparadas.

“Essa troca foi muito importante para fortalecer nossa atuação e trazer novas ideias para aprimorar a gestão do Siprovel, com foco sempre na valorização das professoras e professores, bem como na defesa de uma escola pública de qualidade”, avaliou Gilsiane Quelin Peiter, presidenta do sindicato.

Além da presidenta Gilsiane, participaram da troca de experiências, representando o Siprovel: Simone Amaral, diretora de Assuntos Sociais; Andréia Lysik, assessora de comunicação; e Amanda Folador, assessora jurídica.

A diretoria do Siprovel agradece à APP Sindicato e ao Sismmac pela acolhida e pela disponibilidade em compartilhar suas trajetórias e práticas, fortalecendo a parceria entre as entidades que lutam por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Compartilhe