Siprovel se filia à CNTE e fortalece luta pela valorização dos profissionais da educação

O Sindicato dos(as) Professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (Siprovel) deu um passo importante para fortalecer a luta pelos direitos dos profissionais da educação. Na última quinta-feira (31), o Siprovel tornou-se oficialmente filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), inserindo o magistério cascavelense em uma entidade de representação nacional que amplia a visibilidade das pautas locais e abre novas possibilidades de manutenção e conquista de direitos.

A CNTE, reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) da educação em todo o Brasil, representa a categoria em nível nacional, organiza a luta por melhores condições de trabalho, políticas salariais justas e qualidade na educação pública. Com essa filiação, o Siprovel passa a integrar as discussões e mobilizações de temas de interesse nacional, como a PEC 66, que ameaça a previdência dos(as) servidores(as) de Cascavel, além de outras pautas com impacto direto no cotidiano da educação.

Participação no Seminário Internacional da Educação

A filiação do Siprovel à CNTE também garante representação dos profissionais da educação de Cascavel em debates de relevância internacional. Nesta semana, dirigentes do sindicato participaram do Seminário Internacional da Educação: Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical, realizado em Fortaleza nos dias 29 e 30 de outubro, que reuniu representantes de onze países.

No evento, foram discutidos temas como emprego, salário, os desafios e perspectivas da educação pública em um contexto de adversidades sociais, políticas e econômicas. Entre as questões abordadas, destacam-se o avanço da privatização, a precarização dos contratos temporários e a urgência do cumprimento e valorização do Piso Salarial do Magistério.

Reunião do Conselho Nacional de Entidades

Durante a semana, o Siprovel também participou de uma reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE), onde debateram questões para a defesa dos direitos da categoria e trocaram experiências de luta com outras organizações sindicais. A presidente do Siprovel, Gilsiane Quelin Peiter, ressaltou a importância dessa nova etapa para o sindicato: “Voltamos ainda mais motivadas, com a certeza de que nossa luta por uma educação pública de qualidade e por melhores condições de trabalho deve ser pautada pela união e solidariedade com educadoras e educadores de todo o Brasil e do mundo”.

Histórico e Aprovação

A decisão de filiar o Siprovel à CNTE foi aprovada pela categoria em uma reunião do Conselho de Representantes realizada em maio deste ano. Esse movimento fortalece a representatividade sindical e amplia a luta em defesa dos direitos das(os) professoras(es) da Rede Municipal de Educação de Cascavel.

Compartilhe