Obra com autoria de professores(as) da Rede Municipal é distribuída pelo Siprovel

Com o objetivo de valorizar a produção científica e fortalecer a formação teórica do magistério, o Siprovel realiza nesta segunda-feira (16) a entrega do livro “O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: novas contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica” para representantes de todas as Escolas e Cmeis da Rede Municipal de Educação de Cascavel. A entrega foi feita durante a reunião do Conselho de Representantes.

A obra, organizada por pesquisadoras(es) da área da educação, reúne reflexões sobre o trabalho pedagógico a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica — abordagem que fundamenta o Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, a fim de assegurar às crianças o acesso aos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade.

“Este livro é uma amostra da potência intelectual que temos na Rede Municipal. Fortalece a formação crítica das professoras e, ao mesmo tempo, valoriza quem está na sala de aula, pesquisando, escrevendo e pensando a educação pública com seriedade e compromisso”, afirma a presidenta do Siprovel, professora Gilsiane Quelin Peiter.

A edição mais recente do livro traz um diferencial importante: 15 professores(as) da Rede Municipal de Cascavel são autoras(es) de artigos científicos que compõem a obra, abordando temas como alfabetização, ensino de arte, pensamento algébrico, uso de fontes históricas, corpo humano na educação infantil, geografia crítica, entre outros.

Conheça as(os) autoras(es) da Rede que assinam capítulos do livro:

– Adiles Valmorbida Cavinato de Oliveira e Clarice Filipin de Castro Antunes – A educação especial: contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica;
– Erica Teixeira da Silva e Michelly Ribeiro Cecchele – Ensino e aprendizagem de arte no processo de formação humana;
– Eliane Theinel Araujo Silva – Ações para um ensino desenvolvente sobre o conteúdo de corpo humano na Educação Infantil;
– Elisiane Silva – A geografia escolar crítica nos anos iniciais;
– Amilton Benedito Peletti e Maristela Solda – Fontes históricas como ferramenta de aprendizagem;
– Angela Maria Junges, Claudia Pagnoncelli, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, Tatiana Marchetti, Tania Pereira da Silva Sens – A pedagogia histórico-crítica e a alfabetização;
– Ediméia Cristiane Zanoni e Tchierly Juliani Bier de Oliveira – Matemática na Educação Infantil;
– Francielly Lamboia Giaretton, Leonete Dalla Vecchia Mazaro, Santa Otani e Susimeire Vivien Rosotti Andrade – Pensamento algébrico nos anos iniciais.

“É uma conquista coletiva que precisa ser divulgada, estudada e aplicada nas Escolas e Cmeis. O Siprovel tem orgulho de apoiar iniciativas que qualificam o trabalho docente e promovem o reconhecimento do saber produzido por nossas professoras e professores”, finaliza a presidenta Gilsiane.

A publicação é uma continuidade do trabalho iniciado em 2016, consolidando um importante campo de reflexão sobre currículo, conteúdo escolar e metodologias críticas, especialmente em redes públicas de ensino. O prefácio da obra destaca a relevância do livro para o avanço de uma educação pública de qualidade, comprometida com o desenvolvimento humano em sua totalidade.

Compartilhe