Pandemia expõe urgência na valorização do professor; Siprovel lança campanha!

Pesquisa do Programa Cidades Sustentáveis em parceria com o Ibope Inteligência mostrou que, dos gestores municipais entrevistados pelo instituto, 39% tinha a opinião de que a Educação foi a área mais impactada pela pandemia da Covid-19, 10 pontos percentuais acima da segunda área mais citada, a geração de empregos – isto na maior crise econômica do século. O levantamento nos mostra como a Educação e a valorização dos professores ganham uma centralidade ainda maior na discussão de nosso país no pós-pandemia.

No dia do professor é importante refletirmos sobre como políticas públicas para a valorização da profissão é fundamental para a nossa reconstrução como sociedade no contexto pós-pandemia, e como podemos correr atrás do prejuízo que o vírus deixou em nossa Educação.

Apesar de muitos tentarem nos convencer que temos que fazer “mais com menos”, esta já é a realidade dos professores há muito tempo. Afinal de contas, é ou não é um ato heroico garantir a qualidade da Educação quando o professor de Ensino Básico no Brasil ganha um salário médio de 57% se comparado ao dos países da OCDE? Isto se expressa na luta ano após ano para fazer municípios e estados pagarem a remuneração mínima para o professor, o piso do magistério. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 8 estados do país não chegam a pagar este piso. Realidade muito comum também nos municípios. Segundo levantamento da Gazeta do Povo entre agosto e novembro de 2017, 14% dos municípios do estado do Paraná pagava salários abaixo do piso, e outros 37% pagava apenas o mínimo. Ou seja, apenas metade dos municípios do Paraná pagava salários acima do que era exigido por lei! Grupo que a Prefeitura de Cascavel optou, neste ano, por ingressar negando o pagamento do piso para os seus profissionais.

Além disto, as condições de trabalho são ruins. O Brasil também tem uma quantidade de alunos por sala de aula 8% acima da média da OCDE, e este número seria ainda mais discrepante para o caso de Cascavel. Na Educação Infantil não se contrata auxiliares para as turmas, intensificando o trabalho do professor.

A burocratização do trabalho, com relatórios e pareceres, intensificados com o ensino remoto também piora a vida dos professores. Em recente pesquisa de opinião promovida pelo Siprovel sobre o ensino remoto, identificamos que 83% dos professores e professoras do município apresentou algum problema de saúde mental desde o início da pandemia, e um terço achava que suas chefias passaram a reconhecer menos o seu trabalho do que antes da adoção do trabalho remoto.

Tendo isto e tantos outros problemas em vista, neste Dia do Professor o Siprovel vem à público exigir que a Prefeitura se comprometa com a valorização desta categoria fundamental para a construção de uma sociedade digna. Há anos nossas pautas de valorização não avançam e nossas reivindicações não são atendidas. Por isto novamente queremos exigir a reposição inflacionária – para que nossos salários não diminuam ainda mais, principalmente hoje, quando a inflação de alimentos já atingiu quase 12%! Exigimos o pagamento do reajuste do piso salarial nacional salarial de 12,84%, valor este que mesmo quando atingido ainda nos coloca em uma condição extremamente inferior aos salários de professores em outros países. Também reivindicamos a retomada do pagamento das progressões e promoções, interrompido pela Prefeitura neste ano, pois garantir a implementação do plano de carreira é fundamental para a vida dos professores. Além de outros pontos que já foram expostos ao Executivo.

Apesar de professoras e professores em Cascavel e no Brasil passarem por tantos desafios no cotidiano, tantas pauladas de prefeitos e vereadores, de governadores e deputados, presidentes e senadores, não existe futuro sem nós. E isto nos chama a responsabilidade em sermos a vanguarda das mudanças sociais que tanto precisamos em nosso país, na construção de uma Educação pública, gratuita, de qualidade e verdadeiramente libertadora. Para, com isto, construirmos mulheres e homens que farão da nossa cidade e do nosso país lugares onde não exista fome, desigualdades sociais, ignorância, violência e ódio.

Um feliz dia do professor!

 

Campanha

Hoje, Dia dos Professores, o Siprovel lançou uma grande campanha de valorização da nossa categoria! Nossa campanha chegou a rádios, portal de notícias, jornal impresso e televisão. No dia 20 o sindicato iniciará a entrega de presentes aos filiados.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para assistir ao vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=427717321544000

Compartilhe