Piso nacional: Professores e professores de educação infantil da rede municipal acatam proposta do executivo

Em assembleia geral realizada nesta terça-feira (19), convocada pelo Siprovel (Sindicato dos Professores e Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino), os professores e professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino aprovaram, por unanimidade, a proposta do executivo de composição parcelada do piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O executivo propôs o aumento de 3,25% parcelado entre janeiro e maio de 2020, sendo: 0,65% em janeiro; 0,65% em fevereiro, 0,65% em março; 0,65% em abril; e 0,61% em maio.
A proposta foi avaliada como ruim pela categoria, que aguardava melhor proposta por parte do executivo. No entanto, compreendeu que, diante da atual conjuntura, o executivo não faria proposta melhor, por isso decidiu acatar. É importante ressaltar que o piso está previsto pela Lei Federal 11.738, instituída no ano de 2008. Desde então a categoria vem lutando para que ele se concretize no município de Cascavel, o que somente agora começa a acontecer, com previsão para início de composição do piso no ano de 2020.
A categoria está ciente de que em janeiro de 2020, enquanto o município inicia o pagamento deste percentual deficitário, haverá um novo reajuste deste piso. A expectativa é que até maio este percentual seja incorporado ao salário dos trabalhadores.

Compartilhe