A pandemia do novo Coronavírus exigiu mudanças repentinas nas unidades escolares do mundo inteiro. Em Cascavel, na rede municipal de ensino, as aulas presenciais foram suspensas, dando espaço ao início das atividades remotas, onde as famílias ficam responsáveis por retirar quinzenalmente uma série de atividades, elaboradas pelos professores e professores de educação infantil e, auxiliar os alunos na execução destas tarefas. Os profissionais do magistério, por sua vez, estão presentes na escola, para preparar, receber e corrigir estas atividades, além de trabalhar em casa. A questão é como está sendo este novo modelo de trabalho para profissionais do magistério.
Para responder a esta pergunta, o Siprovel e o Ibeps (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais) lançarão uma pesquisa, que tem como objetivo ouvir a categoria acerca das novas condições de trabalho, frente ao trabalho remoto. O resultado da pesquisa deverá delimitar as pautas que serão reivindicadas pelo sindicato neste novo contexto.
O questionário é dividido em duas partes, a primeira se refere às questões pessoais, em um total de 12 perguntas e a segunda parte, referente ao trabalho remoto, tem um total de 24 indagações. Os questionamentos abordam quesitos como: a estrutura particular que o profissional possui para realizar o trabalho remoto; se recebeu formação para o novo modelo; como anda sua saúde; como os alunos e familiares têm correspondido às atividades; e a opinião sobre a retomada das aulas presenciais.
O questionário, que já passou por um teste com seis voluntários, será aplicado através do programa SurveyMonkey, e poderá ser acessado por quatro meios distintos. O primeiro é via e-mail dos trabalhadores, através do endereço pesquisa@ibeps.com.br, o segundo será por um link que será enviado através do WhatsApp, o terceiro será um link disponibilizado no Facebook e, por fim, estará também disponibilizado no site do sindicato. Quem não tiver recebido a pesquisa poderá acessar por estes outros meios ou enviar um e-mail para o pesquisa@ibeps.com.br e solicitar o questionário.
A aplicação durará 2 semanas, a começar pela segunda-feira, 14.
Esta pesquisa está sendo coordenada pelo economista e doutor em Ciência Política, Eric Gil Dantas.